Festivais nas empresas são sucesso garantido.
Os festivais são uma excelente estratégia para alavancar vendas, mesmo em datas não comemorativas. A palavra “festival” remete a festa e celebração – e quem não gosta de celebrar algo?
Um festival não significa apenas muitas variedades, mas sim produtos vendidos de forma diferente,com sabores irresistíveis,apresentação de dar água na boca e muita alegria e atenção na hora de atender o cliente.
Este post tem como objetivo motivar você a realizar festivais em sua empresa, de forma casual, lembrando que sempre existem motivos para celebrar. Além disso, os festivais ajudam a aumentar:
- O ticket médio
- O número de clientes
- O faturamento
Plano I – Preparação para Festivais
- Planejar a data do festival
- Definir quais produtos participarão
- Lançamento de produto especia (sugestão)
- Estabelecer metas de venda (quanto gostaria de vender durante o festival)
- Informar a equipe de produção e confirmar a viabilidade da data
- Informar a equipe de vendas e demais colaboradores
- Organizar compras de matéria-prima e embalagens
- Divulgar o festival em todos os canais da empresa:
- Redes sociais
- Comunicação diretamente com clientes
- Cartazes e faixas na loja, etc…
- Redes sociais
Plano II – Organização e Execução para os Festivais
- Definir responsáveis pela produção dos produtos
- Definir equipe responsável pela organização na loja
- Decoração da loja: fundamental para chamar atenção
- Definir a exposição dos produtos para o festival
- Atendente exclusiva para vendas e auxiliares de apoio
- Treinamento da equipe de vendas:
- Conhecer os produtos
- Estar preparado para atingir a meta (ex.: vender 90% dos produtos)
- Conhecer os produtos
- Recepção do cliente: sorriso, atenção e condução até o festival
- Degustação: opcional, mas ajuda na venda
- Celebração com a equipe:
- Registrar pontos positivos, pontos a melhorar e erros
- Celebrar mesmo se a meta não for alcançada
- Registrar pontos positivos, pontos a melhorar e erros
Dicas de Decoração para Festivais
- Arcos de balões na entrada da loja, com cores da empresa ou coloridos
- Balões em torno do festival
- Painel decorativo com o logo da empresa, estilo “chá de panela”, para fotos e compartilhamento e muito mais, conforme a criatividade de cada empresa.
Os festivais são uma ação que faz diferença na empresa. Com criatividade, é possível obter retorno rápido e realizar vários festivais durante o ano, fortalecendo a marca e aumentando vendas.
Se precisar de ajuda,entre em contato!
Boa sorte e sucesso!

Deixe um comentário